Neste artigo falo sobre a importância, fator profissional e onde conseguir mais informações sobre esse assunto que vem crescendo dentro das empresas e criando discussões calorosas em eventos relacionados com Desenvolvimento.

Por que aprender Coding Standards?

Hoje em dia, fala-se um pouco sobre Code Standards. Porém, fala-se bem mais do que há 5 anos atrás. Com o “boom” do Tableless, a W3C ganhou um pouco mais de visibilidade, e seus padrões começaram a ser praticados no meio web, abrangendo apenas HTML, CSS, XML.

O grande diferencial passa a ser notado quando se define Code Standards no desenvolvimento de linguagens como: PHP, JavaScript etc. A Sun tem uma ótima documentação de Code Standards. Criou, também, um sistema de documentação excelente conhecido como JavaDoc, onde há ferramentas que geram a documentação HTML e outros formatos baseados nos blocos de documentação feitos no código fonte, que normalmente é seguida pelos desenvolvedores Java e adotada como Padrão de Documentação em Código.

Mais tarde, baseado nesse padrão, surgiram: PHPDoc, JSDoc e CSSDoc, seguindo a mesma base e estrutura de documentação, o que facilita a tomada de decisão com relação a qual padrão de documentação deve-se seguir daqui por diante.

Qual a importância?

Em se definindo e aplicando “Padrões de Codificação e Documentação”, há um enorme ganho com:

  • Facilidade de implementação;
  • Melhorias no código em:
    • Visibilidade;
    • Portabilidade;
    • Reaproveitamento;
  • Redução de tempo em:
    • Adaptação de novos desenvolvedores.
    • Manutenção;
    • Migração;
    • Identificação, rastreamento e correção de erros.
  • Diminuição de reescrita de código por falta de documentação.

Nas fábricas de software: padrões de codificação, nomenclaturas e documentação, refletem diretamente na diminuição do tempo de alocação de recursos e, consequentemente, no prazo de entrega, tempo de desenvolvimento e custo final do projeto.

Fator profissional

Por ser uma prática pouco conhecida e disseminada entre os desenvolvedores Júnior e Pleno, o profissional que trabalha utilizando o método Coding Standard destaca-se entre os demais. O profissional sente a necessidade/utilidade desse método quando entra em um ambiente de desenvolvimento com maior número de profissionais, observando a realidade das “fábricas de softwares”.

Com certeza, há uma tendência natural de que o método Code Standards seja um requisito obrigatório para quem é ou pretende ser arquiteto de linguagem, seja Java, PHP, Delphi ou qualquer outra. Para desenvolvedores Java é praticamente requisito indispensável seguir o padrão oferecido pela Sun, e para desenvolvedores PHP já temos ótima disseminação do assunto nos recentes eventos nacionais e regionais, bem como, o “PHP Standards” que vem  sendo discutido, elaborado e compartilhado por vários líderes de projetos/frameworks. Em breve, teremos uma versão final do padrão a ser seguido a partir da versão 5.3 do PHP.

Onde encontrar informações:

Se você trabalha com PHP, há o artigo: PHP Coding Standards falando sobre o assunto e com materiais de referência que irão facilitar muito sua vida. Para Java: Code Conventions for the Java Programming Language.

Em breve publicarei mais artigos aprofundando esse assunto que, com certeza, é bastante abrangente e importante.