Prezados, estou ainda me esforçando em segurar o coração dentro do peito, tamanha a alegria em finalmente ver um grupo de discussão (PHP-Architect) abrir caminhos para algo que realmente pode fazer a diferença no mercado de trabalho brasileiro de sistemas web: Arquitetura de sistemas PHP.

Tenho atuado como Arquiteto de sistemas PHP desde 2008, e esse ano tem sido motivo especial de alegrias, por algumas situações:

  1. Em 2011 foram anunciadas algumas vagas para Arquitetura PHP tanto no setor público quanto privado, coisa que não tinha visto ainda.
  2. Listas de discussões em PHP (PHPDF) começaram a abordar o assunto.
  3. Agora, uma lista de discussão específica.

Com isso, espero que mais profissionais interessem em Arquitetura de Sistemas, consequentemente aumente a visibilidade das empresas para a área.

Há tempos PHP deixou de ser linguagem exclusiva para sites, já participei de desenvolvimento de vários sistemas web exclusivamente em PHP, mercado que até então temos visto predominância de Java e .Net.

Se está afim de começar é bom ter “Um Guia de A a Z para tornar-se Arquiteto“, mas lembre-se: “Você não é (ou, pode não ser) arquiteto. Saiba o porquê (e aceite isso)“.

Este é o artigo de abertura, estarei postando mais informações em breve com o intuito de apresentar os caminhos tomados e resultados práticos do dia a dia.

E você o que pensa do sobre Arquitetura de Sistemas?