Neste artigo falo sobre a importância, fator profissional e onde conseguir mais informações sobre esse assunto que vem crescendo dentro das empresas e criando discussões calorosas em eventos relacionados com Desenvolvimento.

Hoje em dia, fala-se em pouco sobre Code Standards, porém, fala-se bem mais do que 5 anos atrás. Com o “Boom” do Tableless a W3C ganhou um pouco mais de visibilidade, e seus padrões começaram a ser praticados, mas isso no meio Web, abrangendo apenas HTML, CSS, XML.

O grande diferencial passa a ser notado quando se define Code Standards no desenvolvimento em linguagens como: PHP, JavaScript, etc. A Sun tem uma ótima documentação de Code Standards, que normalmente é seguida pelos desenvolvedores Java, e como Padrão de Documentação em Código, criou um sistema de documentação excelente conhecido como JavaDoc onde há ferramentas que geram a documentação HTML e outros formatos baseado nos blocos de documentação feitos no código fonte.

Mais tarde, baseado nesse padrão surgiram: PHPDoc, JSDoc e CSSDoc, todos seguem a mesma base e estrutura de documentação, o que facilita a tomada de decisão com relação a qual padrão de documentação deve-se seguir daqui por diante.

Mas, qual a importância?

Em se definindo e aplicando “Padrões de Codificação e Documentação”, há um enorme ganho com:

  • Facilidade de Implementação;
  • Melhor visibilidade de código;
  • Portabilidade de código;
  • Melhor reaproveitamento de código;
  • Redução de tempo em:
    • Adaptação de novos desenvolvedores.
    • Manutenção;
    • Migração;
  • Diminuição de reescrita de código por falta de documentação.

Nas fábricas de Software: padrões de codificação, nomenclaturas e documentação, refletem diretamente na diminuição do tempo de Alocação de Recursos e consequentemente Prazo de Entrega, Tempo de Desenvolvimento e Custo Final do Projeto.

Fator Profissional

O profissional que trabalha sob Coding Standard destaca-se entre os demais, por ser uma prática pouco conhecida e disseminada entre os desenvolvedores, principalmente PHP. Iniciando assim um direcionamento para um ambiente de desenvolvimento com maior números de profissionais, trazendo à realidade das “Fábricas de Softwares”.

Com certeza há uma tendência natural de que Code Standards, passe a ser um requisito obrigatório para quem é ou pretente ser Arquiteto de Linguagem, seja Java, PHP, Delphi ou qualquer outra.

Onde encontrar informações

Claro que o Google irá te ajudar bastante, mas se você trabalha com PHP, há o artigo: PHP Coding Standards falando sobre o assunto e com materiais de referência que irão facilitar muito sua vida.

Fique ligado nesse blog,  a qualquer hora pode vir um artigo sobre quaisquer outros Padrões e Metodologias que resultarão no seu sucesso.

Leia, analise, critique e comentem, somente com suas sugestões poderemos melhorar cada vez mais nosso conteúdo!

Abraços e sucesso!